quinta-feira, 19 de abril de 2018

Aula do dia 18/04/2018

Bom dia!


  1. Não pude comparecer à aula do dia 18/04/2018. Entretanto, foi orientado, na aula do dia 04/04, ler o texto "Reflexão entre Professores em Blogs: Passos para novas tecnologias", escrito pela professora Adriane Halmann e Maria Helena Bonilla e trazer uma reflexão a respeito dele. A professora gostaria de debatê-lo no dia 11/04, entretanto, os debates relacionados ao tema, foram tão produtivos, que antes de partirmos para o artigo, o horário do término da aula já havia chegado. 
A princípio, antes de expor minha opinião, gostaria de destacar algumas coisas compreendidas sobre o tema, no texto:

Blogs: São passos para novas educações

 - Começam com um objetivo e eles se dispersam;
 - Permite diálogos entre diversas pessoas;
 - Foram criados para uma série de necessidades;
 - São livres para escrita: o escrito pode usar sua identidade;
 - A palavra não é imortal, pode ser editada;
 - É um espaço para que a reflexão de professores passe a ser entre professores;
 - É uma ressignificação das práticas educacionais.

O desenvolvimento de blogs para a renovação do modo educativo é, de fato, importante. Estamos no período da quarta revolução industrial, na qual, a necessidade de inovar métodos, sejam direcionados para a educação, ou não, existe. É um momento diferente de outros que já ocorreram, pela velocidade e aumento, perceptível, da demana tecnológica. 
 Um dos fatores mais importantes, é que, além de ser uma técnica, que, se bem trabalhada e estudada pelos docentes, facilita o trabalho deles, incentiva o aluno a crer que dá para unir a tecnologia com o método educativo brasileiro.
E, além disso, permite que ele se sinta livre para escrever de forma mais fluída, menos engessada, como são submetidos, ao estudar para um vestibular, ou para passar de ano. Os jovens estão perdendo gosto pela escrita. O incentivo anda se dispersando, pelas escolas trazerem o desenvolvimento de textos de forma obrigatória, engessada e aceita só se for naquele modelo (dissertativo-argumentativo, principalmente). Com a introdução de um blog em seu ensino, ou até mesmo, de outros métodos tecnológicos, ele começará a acreditar que ele pode escrever por prazer. 
Mas, para que isso ocorra, os professores precisam se capacitar para tal ato. Precisam se atualizar, procurar cursos voltados à educação e tecnologia. Para que ele, e seus alunos, possam caminhar juntos e se comunicar em uma só língua.

Um comentário:

  1. importante mesmo liberar a escrita dos alunos dos modelos formatados e colocar a escrita como comunicação e não apenas como forma de emprego da língua culta. Trabalhar com a capacidade de expressão, tanto dos alunos como dos professores é fundamental no contexto atual.

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