No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar porquê fiz isso, preciso fazer um norteamento sobre o assunto.
Significado da palavra Incluir
Incluir
verbo
- 1.bitransitivo e pronominal
encerrar, pôr dentro de; fazer constar de; juntar(-se) a; inserir(-se), introduzir(-se).
A palavra inclusão vem da palavra incluir que, consequentemente, significa inserir-se. Inserir-se num contexto digital, em um mundo globalizado, não é possível. Para que haja inclusão, é necessário que o indivíduo esteja fora da sociedade. Entretanto, apesar de uma sociedade capitalista, ninguém é excluído dela. O que ocorre é o remanejo destes à margem da sociedade, mas não os impedido de viver nela. A diferença está na maneira que ele vive numa sociedade capitalizada. Mas, incluir o sujeito no eu capitalista detém de um processo seletivo, haja vista que menos de 10% da população possui a maior renda per capta do país.
A partir dos anos 90, os avanços nas áreas de informática, telecomunicações e de microeletrônica influenciaram a natureza e a velocidade do processo de disseminação das tecnologias da informação e das comunicações – genericamente denominadas TIC – resultando em significativas mudanças que envolvem não apenas a dimensão tecnológica e econômica, como também aspectos socioculturais, políticos e institucionais das sociedades.
O desenvolvimento da sociedade da informação deveria se basear na meta de atingir todas camadas sociais. Para isso, era importante ofertar telecentros nas cidades, oferecer infra-estrutura, para que a economia se transformasse informatizada (devido ao consumo eletrônico), chegando ao objetivo principal: uma sociedade informatizada.
Contudo, o que importa, numa sociedade capitalista, é que haja mercado. Para ela, é necessário que o qualquer pessoa, de qualquer renda, se sinta dentro do processo. Os telecentros deram certo, portanto, isso impulsionou a integração da sociedade à sociedade da informação.
Portanto, invés do título se chamar "Inclusão Digital", deveria ser "Integração Digital", que sugere uma articulação do sujeito com o modelo.
Será que os telecentros deram certo? considerando a dimensão do país e as desigualdades de acesso, o número de telecentros é bastante restrito e, hoje, talvez já nem tenham sentido, uma vez que os dispositivos móveis se disseminaram, estando presentes em todas as classes sociais. A questão mais urgente agora é a conectividade!
ResponderExcluir