sexta-feira, 4 de maio de 2018


Memes: Muito mais do que uma brincadeira da internet. Os memes, que começaram com uma brincadeira, hoje são considerados fortes métodos interpretativos. Para entendê-los, é necessário que tenha conhecimentos sobre o específico assunto retratado. Eles podem ser de história, filosofia, artes, geografia, matemática, dentre as mais variadas disciplinas.

Eles me ajudam a compreender melhor o assunto, rindo com ele. Portanto, se colocarmos isso em sala de aula, o estudante irá se interessar mais, mesmo que seja por um assunto que ele não domine.
Por exemplo, se o tema for Reforma Protestante:
Se o assunto for sobre Correntes Literárias:


E também, fora que os memes possuem a capacidade de carregarem em si uma pergunta, e ao mesmo tempo, uma resposta. Quando a pessoa se depara com um meme, faz uma pergunta para si, sobre aquilo que está contido nela, e também, prontamente, desenvolve uma resposta. Transformando, assim, o meio mais importante de impulsionar a capacidade interpretativa, atualmente.

Para fechar esse post com chave de ouro, aqui vai um dos melhores memes que vi ultimamente:


Um comentário:

  1. Realmente, os memes são instigantes, provocam a reflexão, acionam conhecimentos das mais diversas áreas, logo são muito bacanas para trabalhar na escola. É aproveitar os processos contemporâneos na educação!!!

    ResponderExcluir

Inclusão Digital?

No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar ...