domingo, 6 de maio de 2018

A Nova Relação Com o Saber

Na aula anterior mais um capítulo do livro Cibercultura foi trabalhado. Agora, nessa vez, trabalhamos o texto do capítulo X, "A Nova Relação Com o Saber". O texto fala sobre a necessidade que o homem precisa ter, de entender, que as coisas são efêmeras. Que dificilmente, algo que ele conheceu no início de sua carreira, permanecerá da mesma forma quando já estiver se aposentando. Sendo assim, torna-se indispensável a eterna atualização do saber. Essa atualização ocorrerá através da inteligência artificial e coletiva, que são as novas formas de acesso à informação, novos estilos de raciocínio e de conhecimento.
A atualização do saber também consiste na aceitação de que, estamos vivendo em um momento forte de globalização, em que as atividades se tornam cada vez mais coletivas, principalmente por intermédio de plataformas online, como as redes sociais.
Mas, para que haja uma aceitação mais presente, na educação virtual, duas grandes reformas precisam ser feitas: na base EAD e por consequência, a renovação de métodos educativos, visando reunir as experiências adquiridas.
A educação à distância precisa ser reparada e, para isso, é necessário renovar sua ideia, para que sua qualidade não seja (mais) perdida.
A ideia é que: o virtual ande ao lado do físico. É importante unir ambos lados positivos e construir um. É necessário que a educação à distância seja mais apetitosa ao público, que sua interface seja mais agradável aos olhos. Que apresente possuir qualidade, que os professores que trabalhem nessa base virtual possam ser presentes, da mesma maneira que seriam, se ouvesse contato físico.
A humanidade precisa entender que é importante aprender a navegar nesse oceano de informações pois, a tendência do mundo é favorecer quem sabe navegá-lo. Como o próprio autor comentou, na internet não existe como construir uma arca, ir a um dilúvio e colocar nela somente o principal.
A internet se tornou um dilúvio de informações, sendo necessário possuir inúmeras arcas, navios, barcos. E dividir sua infinitude de informações, por temas. Tornando-se, assim, entendível que a internet é um oceano, cabe a nós, saber onde vamos navegar.
E indo por esse caminho, se atualizando a cada dia, para introduzí-la nos métodos educacionais.

Um comentário:

  1. a agtualização do saber não acontece apenas via inteligência artificial e sim via inteligência coletiva e via a disponibilidade cada vez maior de informações.

    ResponderExcluir

Inclusão Digital?

No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar ...