sábado, 12 de maio de 2018

Criação de Imagens com o Inkscape

O Inkscape é um programa de gráficos vetoriais de qualidade profissional que roda em Windows, Mac OS X e GNU/Linux. É usado por entusiastas e profissionais de design em todo o mundo, para a criação de uma grande variedade de gráficos, tais como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, mapas e gráficos da web.


Ele possui algumas características semelhantes ao Adobe Illustrator, Corel DRAW e Xara Xtreme, entretanto, possui uma diferença considerável: É gratuito e acessível em qualquer computador. Nele, é possível importar e exportar imagens em diversos formatos, uma interface simples, que facilita sua utilização.




Na aula, quando aprendemos a usar, tentamos utilizá-lo para fazer a logo do pinguim do Linux.

 Bem, o meu não ficou muito bonito, já que acabei me atrapalhando na hora de utilizar a ferramenta, por ser acostumada a utilizar o photoshop CC. Entretanto, deu para perceber quão interessante é essa ferramenta (inkscape), principalmente por ser um software livre, o que não nos impede de aprimorar essa ferramenta.

Link para download do inkscape

domingo, 6 de maio de 2018

A Nova Relação Com o Saber

Na aula anterior mais um capítulo do livro Cibercultura foi trabalhado. Agora, nessa vez, trabalhamos o texto do capítulo X, "A Nova Relação Com o Saber". O texto fala sobre a necessidade que o homem precisa ter, de entender, que as coisas são efêmeras. Que dificilmente, algo que ele conheceu no início de sua carreira, permanecerá da mesma forma quando já estiver se aposentando. Sendo assim, torna-se indispensável a eterna atualização do saber. Essa atualização ocorrerá através da inteligência artificial e coletiva, que são as novas formas de acesso à informação, novos estilos de raciocínio e de conhecimento.
A atualização do saber também consiste na aceitação de que, estamos vivendo em um momento forte de globalização, em que as atividades se tornam cada vez mais coletivas, principalmente por intermédio de plataformas online, como as redes sociais.
Mas, para que haja uma aceitação mais presente, na educação virtual, duas grandes reformas precisam ser feitas: na base EAD e por consequência, a renovação de métodos educativos, visando reunir as experiências adquiridas.
A educação à distância precisa ser reparada e, para isso, é necessário renovar sua ideia, para que sua qualidade não seja (mais) perdida.
A ideia é que: o virtual ande ao lado do físico. É importante unir ambos lados positivos e construir um. É necessário que a educação à distância seja mais apetitosa ao público, que sua interface seja mais agradável aos olhos. Que apresente possuir qualidade, que os professores que trabalhem nessa base virtual possam ser presentes, da mesma maneira que seriam, se ouvesse contato físico.
A humanidade precisa entender que é importante aprender a navegar nesse oceano de informações pois, a tendência do mundo é favorecer quem sabe navegá-lo. Como o próprio autor comentou, na internet não existe como construir uma arca, ir a um dilúvio e colocar nela somente o principal.
A internet se tornou um dilúvio de informações, sendo necessário possuir inúmeras arcas, navios, barcos. E dividir sua infinitude de informações, por temas. Tornando-se, assim, entendível que a internet é um oceano, cabe a nós, saber onde vamos navegar.
E indo por esse caminho, se atualizando a cada dia, para introduzí-la nos métodos educacionais.

sexta-feira, 4 de maio de 2018


Memes: Muito mais do que uma brincadeira da internet. Os memes, que começaram com uma brincadeira, hoje são considerados fortes métodos interpretativos. Para entendê-los, é necessário que tenha conhecimentos sobre o específico assunto retratado. Eles podem ser de história, filosofia, artes, geografia, matemática, dentre as mais variadas disciplinas.

Eles me ajudam a compreender melhor o assunto, rindo com ele. Portanto, se colocarmos isso em sala de aula, o estudante irá se interessar mais, mesmo que seja por um assunto que ele não domine.
Por exemplo, se o tema for Reforma Protestante:
Se o assunto for sobre Correntes Literárias:


E também, fora que os memes possuem a capacidade de carregarem em si uma pergunta, e ao mesmo tempo, uma resposta. Quando a pessoa se depara com um meme, faz uma pergunta para si, sobre aquilo que está contido nela, e também, prontamente, desenvolve uma resposta. Transformando, assim, o meio mais importante de impulsionar a capacidade interpretativa, atualmente.

Para fechar esse post com chave de ouro, aqui vai um dos melhores memes que vi ultimamente:


Inclusão Digital?

No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar ...