quarta-feira, 20 de junho de 2018
Software Livre: Quais são suas qualidades?
Software Livre: Quais são suas qualidades? Por que ter? Qual é a diferença dele e o privatizado?
Primeiro, vamos fazer um setlist de suas qualidades:
É aberto;
É renovável;
Possui interoperabilidade.
O software livre é o sinônimo de liberdade, na rede.
Calma! Não, vamos confundir liberdade, com libertinagem.
Ele apenas permite que você o acesse, o modifique, edite. Te oferece a faca e o queijo, prontinhos, para trabalharem em equipe. Basta ter o conhecimento necessário e ser um hacker.
Diferente do software privatizado. Ele, que precisa que o usuário pague uma taxa (às vezes anualmente), não permite quaisquer modificação em seu software. Só quem está permitido a modificar e editar, são os próprios desenvolvedores dele.
Mas, quem sabe desenvolver, como faz no software livre?
Bem, simples.
Ok, talvez, não tanto.
É necessário ter o conhecimento desenvolvimento de sistemas, compreender as línguas da rede, como HTML, que é a linguagem utilizada para a criação de sites. Entretanto, além de desenvolver o site nessa língua, é necessário traduzí-la em números binários, para que o computador entenda. O conhecimento está no código fonte (no caso, HTML), e a maior dificuldade se encontra na tradução dele. Contudo, o compilador (tradutor do código fonte) faz essa parte.
Segue um vídeo para compreender um pouco melhor do que acontece:
Olhar Digital: Livre ou Fechado?
sexta-feira, 8 de junho de 2018
A Imagem Manipulada
Serra da Capivara
No período paleolítico, a maneira que o ser humano deixou seus vestígios foi pela pintura rupestre. Ela serviu para demonstrar possíveis sonhos e situações cotidianas e símbolos de tribos da época. Era, contudo, um meio de comunicação entre eles. Estava ali, desenhado para sempre na pedra, algo que ocorreu.
Hieroglifos Egípcios
Alguns mil anos depois, surgiu outro meio comunicativo através das imagens: Os hieroglifos, no Egito. Arqueólogos afirmam que cada imagem correspondia a uma letra e, a partir daí, mensagens eram compostas por desenhos.
Com o decorrer dos séculos, a imagem, que já possuía o papel de transmitir uma mensagem ao outro, ganhou mais força. Ela, que é um gênero textual, virou peça chave em propagandas na rua, faz parte da composição de vídeos, ou seja, o vídeo é composto por sequências delas.
Em falar nisso, a palavra imagem ganhou uns sigalgnificados. Imagem, de forma concreta, significa aquilo que está ali e pode ser manipulado com ferramentas (softwares como inkscape), para atingir o objetivo estético almejado, e a imagem, de forma subjetiva, que significa a forma que aquela pessoa aparece para outras, seja de maneira positiva ou não.
A utilização da imagem na educação é essencial e atrativa aos olhos do educando. Transforma a educação mais fluida, permitindo a expansão da criatividade e interpretações a partir dela. Orientar, explicar e ensinar, o que fazer, como fazer e qual a importância da imagem, seja de forma concreta ou subjetiva é, além de preparar para o futuro, essencial para a formação de um indivíduo no século XXI.
quarta-feira, 6 de junho de 2018
Hacker, REA e a Expansão do Conhecimento
Primeiro, antes de começar esse texto, acho válido explicar o significado do termo "hacker". Hacker é aquele que cria, desenvolve sistemas, sem a intenção de prejudicar o outro. Daí a diferença entre "Cracker", que tem como objetivo o alcance de dados pessoais de usuários da internet.
Veja como se tornar um hacker
Entretanto, existe uma dificuldade em adentrar neste mundo. Existem o softwares proprietários e os livres. O software proprietário não permite modificações na sua composição e, além disso, a pessoa é obrigada a pagar por aquele produto caso o queira. Diferente dele, o software livre permite modificações, o que expande o desenvolvimento da pessoa com a tecnologia.
Mas, como unir esse mundo à educação?
Para começar, vamos lembrar do início da internet, nos anos 80 (final dos anos 80). Ela nada mais é a reprodução da cópia, aquilo que éramos submetidos a fazer na época da escola, quando tínhamos que ir ao glossário pesquisar o que o professor pedia. A cópia era feita, e consequentemente, entregue ao professor. Com a internet, a capacidade de expandir essa cópia se tornou imensurável. Agora, o mesmo conteúdo pode ser impresso para todos os alunos em cerca de segundos.
A mesma lógica de expansão funciona para disseminação de conteúdos, feita pelos estudantes, onde pessoas do mundo inteiro podem ler e utilizar daquele conteúdo, para alguma coisa. - Sem ter que procurar em diversos livros aquele conteúdo.
Diante disso, podemos falar sobre o REA - Recursos Educacionais Abertos. Mas, o que são?
De acordo com a Unesco em 2002, pode ser considerado recurso educacional aberto qualquer tipo de ferramenta, material ou técnica de ensino e pesquisa, desde que seja suportado por uma mídia e esteja sob domínio público ou sob uma licença livre, de forma a permitir sua utilização ou adaptação por terceiros.
E por que usá-los?
Com a disseminação da internet e os softwares livres, a ideia era que tudo fosse compartilhado. Com isso, as pessoas se tornariam conectadas e formariam uma rede de distribuição.
Entretanto, mesmo com todas as possibilidades criadas para a expansão livre dela, os produtos proprietários ainda possuem poder. Poucos sabem os benefícios que os softwares livres possuem, da facilidade de manuseio, que muitas vezes pode não ser tão explícita, e também, muitos possuem a informação de que eles podem ser editados, reprogramados ou manipulados - por eles próprios.
Com uma divulgação mais pertinente sobre o que é software livre e quais são seus benefícios, os professores e alunos ao utilizarem em sala de aula estes programas, poderão, juntos, destruir a barreira da expansão do conhecimento. E assim, se tornarem protagonistas livres, em meio a um processo que está cercado pelo capitalismo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Inclusão Digital?
No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar ...
-
O rádio, desde meados do século 30, ganhou força como meio comunicativo. Apesar de existir desde o século XIX, sua utilidade se fortaleceu c...
-
Memes: Muito mais do que uma brincadeira da internet. Os memes, que começaram com uma brincadeira, hoje são considerados fortes métodos ...