quarta-feira, 20 de junho de 2018

Software Livre: Quais são suas qualidades?


Software Livre: Quais são suas qualidades? Por que ter? Qual é a diferença dele e o privatizado?

Primeiro, vamos fazer um setlist de suas qualidades:

É aberto;
É renovável;
Possui interoperabilidade.

O software livre é o sinônimo de liberdade, na rede.
Calma! Não, vamos confundir liberdade, com libertinagem.
Ele apenas permite que você o acesse, o modifique, edite. Te oferece a faca e o queijo, prontinhos, para trabalharem em equipe. Basta ter o conhecimento necessário e ser um hacker.

Diferente do software privatizado. Ele, que precisa que o usuário pague uma taxa (às vezes anualmente), não permite quaisquer modificação em seu software. Só quem está permitido a modificar e editar, são os próprios desenvolvedores dele.

Mas, quem sabe desenvolver, como faz no software livre?
Bem, simples.
Ok, talvez, não tanto.
É necessário ter o conhecimento desenvolvimento de sistemas, compreender as línguas da rede, como HTML, que é a linguagem utilizada para a criação de sites. Entretanto, além de desenvolver o site nessa língua, é necessário traduzí-la em números binários, para que o computador entenda. O conhecimento está no código fonte (no caso, HTML), e a maior dificuldade se encontra na tradução dele. Contudo, o compilador (tradutor do código fonte) faz essa parte.

Segue um vídeo para compreender um pouco melhor do que acontece:

Olhar Digital: Livre ou Fechado?

Um comentário:

  1. Quem faz a conversão para o código binário não é o programador. Isso é automático, há um programa chamado compilador que faz essa conversão.

    ResponderExcluir

Inclusão Digital?

No título do post, coloquei uma interrogação. Minha intenção, com ela, era de gerar um questionamento ao leitor. Mas, antes de explicar ...