Heron Domingues, locutor do programa Repórter Esso.
Devido ao seu custo baixo e facilidade de produção, o rádio ganhou espaço entre as famílias brasileiras, o que acontece até hoje. Mesmo com a chegada da televisão no Brasil em 1950, o rádio, mesmo perdendo o posto de única comunicação de massa, continua até hoje obtendo grande relevância quando o assunto é meio de comunicação.
Entretanto, seu forte concorrente, a televisão, a partir do momento que se tornou acessível à população, primeiramente com imagens em preto e branco, e depois, coloridas, tornou-se o meio de comunicação mais importante do mundo, devido ao fato de ser a união do rádio
com o vídeo.
Mas, como abraçá-los com a educação?
Uma solução para esse questionamento é a criação de programas de rádio, feito por alunos, nas escolas, como forma de impulsionar a criatividade, diminuir a timidez e tirar o posto dos alunos de ouvintes, para, locutores.
Existe um projeto iniciado em 2008, que implantava e influenciava a criação de uma rádio comunitária dentro das escolas, chamado Radio Pela Educação.
Projetos como este são essenciais para o desenvolvimento da criança e do adolescente, haja vista que torna-se possível explorar as questões locais e os múltiplos pontos de vista.
E a TV e o Vídeo, o vídeo mais especificamente, já que se tornou acessível à população com a expansão e o crescimento do site YOUTUBE, podem ser utilizados na educação com o desenvolvimento de vídeos, pelos educandos, e a criação de algum canal no site. Assim, o jovem consegue desenvolver sua imaginação e o tema trabalhado consegue se tornar mais interessante aos olhos.
Portanto, utilizar meios de comunicação de massa é ensinar o aluno é enfrentar suas barreiras internas e desenvolver sua criatividade.
Os alunos não se tornam meros locutores ao produzirem programas de rádio. Eles se tornam autores, produtores de conhecimento e informação.
ResponderExcluir